ATENDIMENTO
Como funciona uma análise lacaniana?
Quando uma pessoa procura uma análise e passa a contar os motivos que lhe trouxeram ali é pedido para que essa pessoa fale o que lhe vier na cabeça a respeito disso que conta, da forma mais livre possível, sem omitir seus pensamentos, sem se preocupar se faz sentido ou não, se está certo ou errado, mas que apenas fale. Isso se chama associação livre. Associar livremente é construir um saber sobre a história dessa pessoa, possibilitando que ela possa contar sobre aquilo que passou, sobre aquilo que não passou, sobre aquilo que lhe formou/determinou para que se apresentasse ao mundo dessa maneira.
E qual o sentido disso?
Lacan, em seu texto, Função e campo da fala e da linguagem, escreve que “o que ensinamos o sujeito a reconhecer como seu inconsciente é sua história – ou seja, nós o ajudamos a perfazer a historicização atual dos fatos que já determinaram em sua existência um certo número de ‘reviravoltas’ históricas. Mas, se eles tiveram esse papel, já foi como fatos históricos, isto é, como reconhecidos num certo sentido ou censurados numa certa ordem” (Escritos p.263).
Quando nascemos, já existe um campo de linguagem que nos diz, por exemplo, o que é ser uma/um mãe/pai, o que é ser uma/um filha/filho, qual o meu papel dentro da minha família, ou seja, todos esses lugares dentro do campo social estão previamente determinados através de discursos, e é a partir desses discursos, que muitas vezes não temos muita consciência de que temos, que passamos a nos relacionar com o mundo a nossa volta, que apresentamos certos pensamos e passamos a pensar de uma determinada forma.
As pessoas chegam nesses espaços com uma certa lógica discursiva dizendo, por exemplo: “eu sou de tal jeito", "eu só sei ser assim”, “eu não consigo ser diferente disso”, “eu sempre repito as mesmas coisas e não sei o porquê". Esses que nos procuram, sem ter isso muito claro, sofrem por uma certa lógica discursiva, por uma certa relação com a linguagem, sem se dar conta que possuem essa lógica.
O trabalho do psicanalista visa produzir um outro sentido, mudar essa lógica, através de uma pergunta, de uma pontuação de um questionamento, levando assim a uma mudança na relação com aquilo que nos fazer sofrer, uma mudança na forma com que nos relacionamos com pessoas e instituições. Essas perguntas e pontuações visam quebrar esses sentidos fixos, colocando em xeque aquilo que parecia só poder ser assim.
A psicanálise trata de um sofrimento específico que é efeito dessa relação com a linguagem, desse modo, aquilo que chamamos de cura se dá através da linguagem. A psicanálise irá lidar com como nos constituímos dentro de uma sociedade determinada por certos valores sociais, políticos e econômicos.
De que forma os atendimentos são realizados?
Os atendimentos são individuais para adultos e estão sendo realizados na modalidade on-line por meio de aplicativos de vídeo chamada como WhatsApp, Zoom, Google Meet, Skype etc, o meio utilizado para os atendimentos será combinado previamente.
Entre em contato caso tenha interesse em agendar ou tenha ficado alguma dúvida.